- Área: 900 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Trieu Chien
Descrição enviada pela equipe de projeto. Atualmente, com a maioria das pessoas vivendo em áreas urbanas, nos encontramos cada vez mais afastados da pacata vida cotidiana das pequenas cidades. Além disso, muitas destas pessoas - senão a maioria - vivem em condições bastante precárias. Neste contexto, é evidente que o homem urbano contemporâneo passe a ver a bucólica paisagem rural com certa nostalgia. Pensando nisso, decidimos criar uma nova tipologia arquitetônica, uma casa de campo voltada para uma família moderna. Um espaço que permita não só o retorno à natureza, mas que também aproxime as pessoas.
Implantada em um terreno de 2.000 metros quadrados nos subúrbios de uma grande cidade no leste do Vietnã, esta casa foi concebida com uma estrutura arquitetônica complexa e contraditória. Este projeto parece um modelo de arquitetura moderna, mas encontra-se fortemente enraizado no ambiente natural no qual está inserido, criando um espaço arquitetônico emotivo: tranquilo quando se está só junto à natureza, alegre e extrovertido quando os amigos fazem uma visita ou quando as crianças voltam pra casa. Aqui os moradores aproveitam a oportunidade para conectar-se com a natureza sem abrir mão das conveniências da vida moderna.
O projeto da casa foi inspirado na arquitetura tradicional do norte do Vietnã, mimetizando-se de certa maneira com seu entorno. A estrutura então foi dividida em três blocos funcionais, separados porém, harmonicamente integrados.
O edifício principal é definido por uma grande cobertura de forma elíptica que protege e abriga os espaços da casa. Esta “abóbada celeste” é sustentada por quatro paredes sólidas de pedra, as quais organizam os espaços públicos e privados representando ainda os quatro pontos cardeais: leste, oeste, norte e sul. Mais especificamente, projetamos os beirais ao redor deste volume elíptico como se faz nas tradicionais casas vietnamitas da região. Este é o espaço que faz a mediação entre o ser humano e a natureza, é também o lugar onde todas as principais atividades da casa acontecem. O centro da casa é uma rocha, rígido e sólido como o âmago da família.
Do lado de fora, acima da cobertura, esta laje elíptica é como uma terra em miniatura, um jardim do Éden onde a família pode apreciar as vistas durante o dia e ver as estrelas durante a noite. Este jardim suspenso não é apenas o lugar onde as crianças podem ver o por do sol e ver a lua nascer, mas também um espaço acolhedor para as festas de verão.
Além do volume principal da casa, a garagem é acolhida sob uma estrutura retangular na frente do terreno enquanto a piscina triangular foi implantada nos fundos do terreno. Esta separação foi pensada para que a casa esteja afastada dos ruídos da rua e da piscina, no lugar mais íntimo e protegido.
Apesar desta organização segmentada, todos os três blocos estão perfeitamente conectados através do exuberante jardim de árvores frutíferas que crescem livremente e se transformar ao longo do ano. Depois que concluímos as obras, percebemos que todos as nossas ideias funcionavam perfeitamente na prática.